Introdução
A política na sua
origem foi uma manifestação da grécia antiga, onde seus filósofos em constantes
reflexões enveredaram-se pelos caminhos dessa arte, sempre em busca do
conhecimento e compreensão dos porques de tudo no referente aos conceitos do
poder enquanto constituição humana e política. Atualmente a política ganha status
de ciência, onde segundo Maurice Duverger o poder é seu objeto base de estudos
e análises. Nessa estrutura os cientistas políticos diante da complexidade e
frequente mistura de interesses contraditórios apresentam-na como a aplicação
da Teoria dos jogos. Talcot Parsons definiu política como; exercício de algumas
funções para proveito do sistema social
(povo). O próprio nome tem na sua origem o sentido do que pretende; onde
Política do grego Polís (politikós) cidade, trazendo o conceito da construção
desta. Mas ser político atualmente tornou-se mais complexo, pois as estruturas
partidárias tem cada dia mais tornado tudo muito manipulavél e confuso , fator
este consequente do perfil de Partidos Políticos, suas propostas e a forma como
o país determina suas possibilidades de existencias. Na verdade nosso sistema
Político Partidário é ainda uma consequente da democracia imatura dentro de uma
nação ainda em processo de auto descoberta e desenvolvimento. Essa pesquisa
trará o conhecimento dessa estrutura e possíveis fragilidades na perspectiva de
a partir deste conhecimento propor melhorias e maturações, pois de acordo com
Lasswell, poder é; “o fato de participar da tomada das decisões”, mas como administrar esse poder se ele está
imaturo e a nação que o distribui mais ainda? Pois para que um povo manipule
seu poder deve primeiramente conhecê-lo e dominá-lo, haja ver; “política é a
arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos e cidadania”
História
dos Partidos no Brasil
A história revela os pontos originários de uma visão
político partidária que ainda hoje persiste entre nós, pois temos duas
vertentes os conservadores e os liberais, embora de forma remodelada. No Brasil
a estrutura de PP existe há mais de 160 anos, entretanto são inconstantes se
desestruturando, deixando de existir facilmente o que gera um perfil de partidos que se erguem e quedam sem que se
viabilize uma durabilidade. Essa questão impossibilita o amadurecimento dos PP,
gerando, portanto uma estrutura de PP despreparada e suscetível a erros
perigosos. Na verdade foi somente após a queda do imperador D.Pedro I em 7 de
Abril de 1831 que os partidos políticos assumiram-se institucionalmente, embora
ainda com conflitos e sem diretrizes definidas claramente, pois nesse período
enquanto os conservadores queriam um regime fechado e autoritário os liberais
propunham fortalecimento do Parlamento com maior autonomia provincial. Embora divergentes nesse aspecto comungavam de
acordo no referente à escravidão.
O sistema de votação baseava-se no critério censitário
(Lei Saraiva 1881) onde as paróquias escolhiam
seus eleitores que por sua vez escolhiam os representantes da nação. Nessa fase
decorrente de uma desatenção pelas idéias ainda não havia um programa
partidário, sendo redigido o 1º somente em 1864 pelo Partido Progressista,
também a política da Conciliação implantada em 1853-1868 pelo Marques do Paraná.
Nesse período os conflitos eram escassos consequente do fato de que tanto
conservadores quanto liberais pertenciam a mesma classe social, a de
proprietários de bens e escravos.
Na República velha em 3 de Dezembro de 1870 o Manifesto
Republicano também auxilia na fundação de um partido gerando o crescimento da
estrutura. Em Itú a 1ª convenção republicana, a que se criou o PRP (partido
republicano paulista), entretanto contou
com fraca participação dos republicanos autênticos, pois havia sido
manifestação de generais e não de políticos civis o que gerou uma formação
partidária não autêntica. Entretanto, embora todas essas questões ainda se
constituiram outros partidos (Partidos Republicano Paulista, Partido
Republicano Mineiro) o que quebrantou as perspectivas dos liberais e conservadores de agregarem
forças políticas no país inteiro.
Outro fator que enfraqueceu os PP foram as manifestações
locais do coronelismo,gerando o fortalecimento do poder regional e manipulando as eleições. . Em decorrência surgiram insatisfações
e a exploração violenta (caso do Movimento Tenentista, de 1922-27, Revolução de
1923 RGS ou Revolta da Princesa na Paraíba 1928).
Todas essas distorções geraram uma política incoerente
trazendo para o Brasil ideologias extremistas (comunismo e fascismo), que após
a 1ª guerra mundial afloram desmedidamente e deformando a estrutura político
partidária. Em 1922 fundou-se o PCB (partido comunista brasileiro, responsável
pela fracassada tentativa de Golpe de Estado com Intentona Comunista de 1935
que ocasionou na prisão de seus principais líderes), 1932 a fundação da ABI
(Ação integralista brasileira) inspirada no fascismo italiano e Movimento de
Falange espanhola, por Plínio Salgado, todos investindo no declínio do regime Vargas por golpe, sendo o PCB o
principal articulador escudado na ANL (aliança nacional libertadora), por
conseguinte foram colocados na ilegalidade em 2 de dezembro de 1937, com uma
pequena participação do PCB no governo Goulart (1961-1964) e do PRP com ultima
aparição em 1969-73 na ditadura do presidente Médici.
Somente em 1945 foram
legalizados, pois entre 1945- 64 a vida política era polarizada entre PSD
(partido social democráta) e PTB
(partido trabalhista brasileiro) ambos getulistas e UDN (união democrática
nacional) liberal e antipopulista, burguesa classe média favorável a iniciativa
privada, cabendo a este ultimo impugnação das vitórias eleitorais da coligação
PSD – PTB até 1964 na vitória.
Entrando na Era Vargas (1945-64) após um período de
proibição os partidos políticos retornam com a redemocratização, destacando-se
nesse período o PSD, PTB, porém a UDN foi um importante partido de direita no
período.
Em 1945 sistema democrático militar é derrubado e em 1965
com o Ato I-2, permiti a formação de duas associações políticas nacionais ARENA
(aliança renovadora nacional) e MDB (movimento democrático brasileiro) cuja
finalidade é fazer oposição ao regime.
Toda essa repressão do regime militar na política partidária explode a
partir de 1974 seguida das Diretas Já 1984, surgindo do ARENA - PFL (partido da
frente liberal) e PPB (partido popular brasileiro) e do MDB – PMDB
(partido do movimento democrático
brasileiro) e PSDB (partido social-democrático brasileiro), o PTB (partido
trabalhista brasileiro), PDT ( partido democrático trabalhista) e o PT (partido
dos trabalhadores).
Esse processo da formação de muitos partidos pequenos gerou
uma poluição político partidárias, excesso este que tem tornado o congresso
inviável e pouco ou nada funcional, haja ver atualmente conta com mais de 30
representações políticas legais, o que tem desorganizado o sistema e portanto enfraquecido-o.
Hoje os governos independente do partido a que serve tem
se envolvido em tantas alianças políticas, no período de campanha que quando em
exercício do poder perdem sua autonomia e liberdade de movimentação,
tornando-se obrigadas a satisfazer acordos realizados em alianças, gerando
portanto a perda de seu perfil e ou projetos.
Constituição
Federal
De acordo com a legislação atual e a constituição de 1988
fica permitida a existência de várias agremiações políticas no Brasil, tendo
seu ápice no fim da Ditadura (1964-1985) com a disseminação por todo território
nacional, pois durante esta era permitido a existência somente de dois
partidos; ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático
Brasileiro) fator este permitido através da imputação da Lei Falcão.
A estrutura dos partidos
funcionavam em dois polos distintos, sendo;
ARENA – por políticos favoráveis ao regime militar.
MDB – pela oposição, embora de forma controlada.
Atualmente esse sistema Bipartidário foi extinto no
Brasil desde o início da década de 1980, passando a vigorar então o sistema
democrático (vários partidos).
Embora possa haver mais de um partido no Brasil
(pluripartidismo) ainda é proibido a legalização dos partidos fascistas, nazistas
e monarquistas no Tribunal Superior Eleitoral, o que factua a realidade da limitação
no referente a verdadeira liberdade
O
que é um partido político?
É definida pelo Professor
Lauro Campos (Universidade de Brasília) em seu livro; “Histórico do pensamento
Econômico” na referencia ao espectro ideológico, como;
“é um grupo organizado de
pessoas que formam uma legalmente constituídos entidade, com base em formas voluntárias
de participação, nessa democracia, em uma associação orientada para influenciar
ou ocupar o poder político em um determinado país
politicamente organizado e/ou Estado, em que se faz
presente e/ou necessário como objeto de mudança e/ou transformação social.”
Na verdade Partido político
deveria ser um conjunto de ações onde se organizam ideias transformando–as em
ideologias e de forma pragmática se desenvolvessem através dos partidos
políticos, entretanto não é o que ocorre no Brasil, pois o ambiente político
deste carece de condições para tal desenvolvimento (MICHELS, Sociologia dos partidos
políticos).
Pela filosofia Histórica
Aristotélica; “para que haja partidos políticos organizados a nível mundial, se
faz necessário a consideração de necessidades mundiais em conjunto com a busca
pela mudança, segundo Lauro Campos, pois na Grécia antiga o conceito de
democracia real e organizada passava pela indispensável existência de mais de
um partido político, em caso contrário quando com somente um partido teríamos
uma Repúplica; segundo Platão, enquanto que para Aristóteles este modelo seria
o início da “Ditadura não esclarecida”.
Podemos definir o que é partido político sob
diversos olhares, dentre os quais citamos pelo;
Jurídico;
Organização de direito privado que, no sentido moderno da palavra, pode
ser definido como uma "união voluntária de cidadãos com afinidades
ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do
poder político".
Sociológica, sendo também vários olhares;
Para Nildo Viana, os partidos políticos atuais são estruturas predominantemente
burocrática fundamentando-se na ideologia da representação política, e não no
acesso direto do povo às decisões políticas,
sendo objetivo principal, conquistar o poder político estatal, além de serem
expressões políticas de alguma oligarquia econômica ou tradicional.
Já para Michels, de influência Weberiana considera uma necessidade
técnica o sistema burocratizado,
principalmente no referente aos facistas, nazistas, socialistas e comunistas,
enquanto que para Nildo Viana esse processo é derivado de um complexo processo
social e político, gerando uma classe social nova; “burocracia”.
Quantos
Partidos Políticos há no Brasil?
No Brasil o
sistema é Pluripartidismo, ou seja, vários partidos, estrutura esta que
contribui para a manipulação do poder, haja ver é através da participação de um
partido que se chega a possível obtenção de um cargo político de alto escalão,
entretanto sabe-se que para conquistar o poder político há outros caminhos,
tais como; participação em ONGs e movimentos sociais, embora sejam
possibilidades muito limitadas considerando a vasta extensão de rumos que se
poderia haver no processo democrático proposto.
Dentre muitos partidos
temos como principais 27, são eles;
PDT - Partido Democrático Trabalhista
1981, resgatou bandeiras do ex-presidente
Getúlio Vargas, seus redutos políticos no RJ e RS, sua principal figura o
ex-governador Leonel Brizola, contra as privatizações, pois vê o crescimento do
país através da industria nacional.
PC do B - Partido Comunista do Brasil
1922, ilegal
no período militar, tornou-se legal em 1985 no governo de José Sarney, defende
a implantação do socialismo, tendo como bandeira a reforma agrária, sua
principal figura ex- deputado João Amazonas.
PR - Partido da República
2006 pela
fusão do PL (partido liberal) e PRONA (partido da reedificação da ordem
nacional), reuniu vários políticos do ARENA e do PFL e PDS, defende o
liberalismo, a diminuição de taxas e impostos.
DEM - Democratas - Antigo PFL (Partido
da Frente Liberal)
1984,
conjuntos de vários partidos dissidentes do PDS, apoiou o governo Sarney,
Collor e Henrique Cardoso, fez oposição ao Lula, suas bases partidárias estão
na região Nordeste, mas atua em SP com Prefeito Kassab. Em 2007 passou a
chamar-se Democratas (DEM), defende economia livre de barreiras e redução de
taxas e impostos.
PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
1980, reuniu políticos do MDB do governo
militar, identificado como redemocratizador a década de 80 sendo dominante no período pós militar, seu
poder nacional se deu com José Sarney
como presidente . O sucesso do Plano Real em 1986 conseguiu eleger a maioria
dos governadores das eleições no período, mas com o fracasso do plano e a morte
de Ulisses Guimarães entrou em declínio, tendo muitos dos seus migrantes para
outros partidos.
PPS - Partido Popular Socialista
Com a queda do muro de Berlim passou de PCB para PPS e reestruturou suas
bases ideológicas deixando-as mais próximas da social-democráta, principais
figuras ex-governador Ciro Gomes e o senador Roberto Freire. .
PP - Partido Progressista (ex-PPB)
PP - Partido Progressista (ex-PPB)
1995 pela fusão do PPR (partido progressista reformador) com PP e PRP,
sua base é PDS, defende o capitalismo e economia de mercado, principais
representantes ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf e senador Esperidião.
PSDB - Partido da Social-Democracia
Brasileira
1988 por políticos saídos do PMDB, onde Mario Covas, Fernando Hentique,
José Serra e Ciro Gomes defendiam o parlamentarismo e o mandato de apenas
quatro anos para Sarney, também o desenvolvimento do país com justiça social,
cresceu durante e após o mandato de Fernando Henrique cardoso, tornando-se a
principal oposição do PT.
PSB - Partido Socialista Brasileiro
1947, defende idéias socialistas com transformações que representem
melhoria, principal representante Miguel Arraes.
PT - Partido dos Trabalhadores
Inicio da
década de 80 com movimentos sindicais e greves na região do ABC Paulista,
defende a classe trabalhadora, reforma agrária e a justiça social, atualmente
governa o país através da Presidenta Dilma Rossef, vem sofrendo algumas crises
por conta das fortes corrupções durante o governo Lulla.
PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
1994 por
dissidentes do PT, defende o fim do capitalismo e implantação do socialismo,
sua base é o antigo sistema socialista do leste Europeu, onde se concede aos
trabalhadores mais poder e participação social.
PV - Partido Verde
1986, com
ideologia ecológica, onde prega-se o crescimento com respeito ao meio ambiente,
favoráveis aos direitos civis, a paz, qualidade de vida e formas alternativas
de gestão pública, lutam pelo bem estar do planeta.
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
1979 contou
com a presença de Ivete Vargas na busca pelo retorno dos ideais de Getúlio
Vargas, atualmente tem pouca força e defende o liberalismo.
PCB - Partido Comunista Brasileiro
1922 com
ideias de Marx e Engels defende o comunismo, seu símbolo é a foice e o martelo
cruzados, com cores vermelha e amarelo, é de esquerda contrário ao capitalismo
e neoliberalismo, defendendo a luta de classes, comnhecido como “Partidão”.
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
2004 defensor
do socialismo, originário de dissidentes do PT, de esquerda contrário ao
capitalismo e neoliberalismo, sua cor oficial é vermelho com símbolo do sol.
PRTB - Partido Renovador Trabalhista
Brasileiro
1997, quando
em 18 de fevereiro finalmente obteve seu registro oficial.
PSD - Partido Social Democrático
2011 por dissidentes do Partido Progressista e Democratas no dia 21 de
Março.
PT do B - Partido Trabalhista do Brasil
1994,
quando obteve registro definitivo no dia 11 de outubro.
PTN - Partido Trabalhista Nacional
Refundado em 1995.
PTC - Partido Trabalhista Cristão
1990, obteve registro definitivo somente
em 22 de fevereiro do ano citado.
PSC - Partido Social Cristão
Também
somente em 29 de Março de 1990 obteve registro definitivo.
PSDC - Partido Social Democrata Cristão
Em 1997 no dia 5 de agosto obteve pelo TSE registro definitivo.
PMN - Partido da Mobilização Nacional
Fundado em 1984, mas de pouca expressão.
PRP - Partido Republicano Progressista
Em 1991 no dia 22 de novembro obtem o registro definitivo.
PHS - Partido Humanista da
Solidariedade
Fundado em 20 de Março de 1997.
PRB - Partido Republicano Brasileiro
Fundado em 25 de agosto de 2005.
Partidos
Políticos, poder e cidadania.
A concepção de
poder deve trazer-nos o conceito do domíno, entretanto mais que isso no
referente temos que associá-la ao conceito de estrutura política em parceria com a construção da cidadania o
que torna tudo diferente, pois poder no contexto político deveria ser na
prática o que se refere ser na teoria, ou seja, “participação das tomadas de decisões” (LASSWELL) que
desenvolvido de forma correta constrói a cidadania, ficando fácil a construção
de uma democrácia madura e pura, entretanto não tem sido assim, pois falta
ética e a vivência real do conceito de poder na sua constituição correta.
Nessa tríplice
aliança seu desenvolvimento e administração
se desenvolve no conceito da ética, cidadania e poder e sua instalação
dependerá da compreensão destes, seu papel e lugar na sociedade.
Quando falamos de
cidadania teremos a Cidadania Antiga, originada no passado (Grécia e Roma) sendo
uma cidadania romântica, ilusória, idealizada e falsa, pois não se constituia
em um todo, mas apenas para os que detinham algum tipo de poder, ou seja,
mulheres, escravos e operários não tinham o mesmo direito, o que concretiza uma
falsa democracia e portanto inviabilizando
a cidadania. Esse tipo de cidadania era vivenciada dentro de uma estrutura em
que as cidades - estado eram de pequeno ( 5 mil hab.), médio (20 mil hab.) ou
grande (100 mil hab.). Já a cidadania moderna, consequente das revoluções
Inglesa (séc.XVII), Americana (1776) e a Francesa (1789), embora tenha alguns
pontos em comum com a antiga, traz em si as caracteristicas de um tempo e
espaço diferente tornando-se uma cidadania mais participativa e envolvida em
problemáticas da sociedade. Atualmente temos a cidadania em sua constituição
mais próxima do conceito de poder definido por, Laswell, muito embora o
processo acelerado de produção (trabalho) imposto pelo sistema econômico atual
(Capitalismo) tem danificado as possibilidades dos cidadãos de estarem mais
atentos há essas questões e portanto exercer essa cidadania de forma mais
ampla, profunda e comprometida. Entretanto pelo ponto da abordagem marxista, “é imcompatível com uma sociedade de
classes, ou seja, a cidadania plena é incompatível com o capitalismo. Ela é
possível em uma sociedade sem classes, o socialismo”.
A cidadania é emancipatória economicamente e humana e
tendente à globalização, sendo este o perfil básico da Cidadania moderna, o que pode-se dizer , bem mais
madura do que a antiga, mas não melhor, haja ver vivencia uma estrutura
corrupta e demasiadamente grande em sua extensão de domínio e organização, o
que a torna frágil.
É nessa
fraqueza da cidadania em sua constituição que os partidos políticos guiados por
um sistema de poder distorcido e corrupto se instituem como manipuladores
através de uma administração enfraquecedora da democracia.
Partidos
Políticos e atuação na zona Leste
A zona leste é a maior zona da cidade de São
Paulo em extensão territorial e populacional, entretanto embora esteja nessa
condição vive assolada pela miséria e
desestruturação em sua maior faixa territorial.
Nessa
região temos bairros nobres, tais como; Anália Franco, Tatuapé, Mooca, entre
outros que em toda sua estrutura nada se parecem com bairros como; Guaianazes,
Cidade Tiradentes, Itaquera, Itaim, que apresentam uma dura realidade de
pobreza e desestruturação.
O que ocorre que em uma mesma
Zona os mundos sejam tão absurdamente diferentes? Seria possível que essa
realidade se convertesse?
A
expectativa é que o governo sensibilize-se cada vez mais e busque alternativas
para que esse perfil seje transformado de um sistema desigual para uma
igualdade mais coerente.
A abertura de shopping
centers e hipermercados, a instalação de universidades, as mudanças no sistema
viário e os lançamentos imobiliários vêm dinamizando a economia, a cultura e a
estrutura urbana da zona leste, entretanto não tem sido o suficiente. O que
ocorre é que o déficit em toda região é tão grande que nem mesmo tentativas de
melhora tem surtido real diferença.
Teremos para 2014 a
finalização de um projeto da Prefeitura em conjunto com o Estado onde se
investirá R$ 353 milhões ; veja mais - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/sp_obras/noticias/?p=35386
Esse projeto é consequente de
uma necessidade urgente de melhorias na região a fim de atender a copa, o que constata-se que toda
estruturação é consequente apenas de interesses políticos, pois caso a região
não fosse interessante nada se faria por ela, mas pela região de interesse. É
nesse ponto que se discute a questão dos Partidos Políticos e sua atuação na
zona leste, pois em tempos de eleição no vale tudo da busca por votos os
candidatos buscam avidamente estreitar laços que posterior as eleições
desvincula-se sem o menor senso ético, deixando essa região carente sem
perspectivas e atenção.
A questão é que mesmo
realizando esse grande projeto continuaremos tendo os bairros; Guaianazes,
Cidade Tiradentes entre outros em sub condições de estruturas, ou seja,
confirma-se de forma concreta e não teórica, só se investe no que é interesse
do governo, e os partidos políticos atuam de forma deformada e desinteressada
nessa região.O que podemos garantir ser uma contribuição muito ordinária ,
considerando o quanto de votos essa região pôde lhes oferecer e poderá oferecer
de potencial produtivo.
Esses aspectos nos trazem a
confirmação do fato de que o compromisso político ainda é quase que
inexistente, entretanto para que tal situação mude será indispensável a
organização da sociedade local em movimentos populares de transformação, onde o
cidadão aprenda a exercer sua cidadania participativa perdida, e então
reconstrua sua exigências ruma as conquistas.
O primeiro compromisso que
os partidos políticos deveriam assumir seria o de diminuir a exorbitante
diferença entre os bairros dessa zona, haja ver temos o despropósito de enquanto
em um bairro como Tatuapé a renda familiar (de padrão de no máximo 4 pessoas) chega
há R$ 2570,00 mensais, em outro como Cidade Tiradentes uma família inteira (
com uma média de 7 pessoas) precisa viver com pouco mais de R$ 600,00 e ainda
pagar aluguel. São referenciais como este que devem ser repensados por nossos
governos, pois se a região for desenvolvida corretamente oferecerá empregos melhores
com melhores salários e portanto cada vez mais investimentos locais ao invés de
subempregos, como tem ocorrido.
Diferentemente dessa
perspectiva os partidos tem assumido o poder e se relacionado muito mais com as
classes e bairros já estruturados, garantindo portanto o ciclo vicioso e
indissolúvel da miséria de um lado e riqueza de outro.
Curiosidades
das regiões
Zona Leste Um
A Região Leste Um de São Paulo é uma
região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as
subprefeituras da Penha,
de Ermelino
Matarazzo, de Itaquera
e de São Mateus.
De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 552 070 habitantes e
renda média por habitante de 875,90 reais. É uma região diversificada, tanto comercial,
quanto residencial, que está em desenvolvimento, a qual está passando por
processos de urbanização e
regularização de áreas risco (favelas), canalização de córregos e do rio Aricanduva,
além da verticalização.
Zona
Leste Dois
A Região Leste Dois de São Paulo é uma
região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as
subprefeituras do Itaim
Paulista, de Guaianases,
de São
Miguel Paulista e de Cidade
Tiradentes. De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1
169 815 habitantes e renda média por habitante de 625,26 reais.[4] É a região com renda per capita mais baixa do município.
Zona
Sudeste
A Região Sudeste de São Paulo é
uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando
as subprefeituras da Mooca,
de Aricanduva,
de Vila
Prudente e do Ipiranga.
Forma, com as zonas Leste Um e Dois, a macro-zona conhecida simplesmente como
Zona Leste, à exceção da subprefeitura do Ipiranga.De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 522 997 habitantes e renda média por habitante de 1 341,40 reais. É a região mais desenvolvida da Zona Leste da cidade, com melhor urbanização, verticalização, infraestrutura, e bairros nobres, como o Jardim Avelino.
Considerações
finais
Compreendendo-se os problemas desigualdade presente em
nosso sistema administrativo e comparando-o com as questões históricas na
formação de nossa política poderemos perceber que a estrutura Político
Partidária ainda é demasiadamente imatura e corrupta, sendo agregada a si
apenas interesses de natureza cômoda. O fato é que para que tal situação mude
ou pelo menos inicie seu processo de mudança se faz indispensável e urgente que
construamos nossos deveres e direitos dentro de uma cidadania participativa,
mas como escrever um texto se nem sabe as letras do alfabeto? Tarefa difícil...
Talvez até mesmo impossível, para o momento.
Toda sociedade e sistema tem seu tempo de ascenção,
apogeu e declínio, e quando as cirscunstâncias chegam á essa base de impossibilidades
podemos iniciar o pensamento de que estamos rumo ao declínio do ponto em
discussão.
Mas o que importa em tudo é que a história e a
experiência advinda desta não se perde, mas tornam-se bases para uma proposta
futura. E é essa que deverá ser nossa meta enquanto cidadãos do futuro... Por
enquanto lutar, e quando tudo se for recomeçar com a semente do passado como
experiência para sabedoria.
Bibliografia
Livro o primado...
Categoria: Ciência
Política
pt.wikipedia.org/wiki/Partido_político
http://pessoas.hsw.uol.com.br/partido-politico.htm http://www.historialivre.com/brasil/partidos_politicos.pdf
www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/DC19.pdf - (EDUCAÇÃO
E PARTIDOS POLÍTICOS: análise da concepção de cidadania em Governos do Distrito
Federal Brasil.
pt.wikipedia.org/wiki/Zona_Leste_de_São_Paulo
Escola
da Cidadania – UNIFESP
Partidos Políticos
Elisangela da França Lemos do Carmo
São
Paulo
2012
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